sexta-feira, 28 de setembro de 2012

One Direction domina VMA 2012


Por : Larissa Carvalho
Com o domínio dos britânicos da One Direction, aconteceu na noite desta quinta-feira (6) a edição 2012 do Video Music Awards, evento da MTV norte-americana que premia os melhores clipes e artistas musicais do ano.
A noite ficou marcada por grandes apresentações que foram desde o rap alucinante de 2 Chains e Lil Wayne - este que tirou a camisa e pulou no público cantando pesadas rimas de 'Yuck' - aos veteranos rockeiros do Green Day, que tocaram 'Let Yourself Go' no chão, frente a frente com o público, ao velho estilo do punk rock.
No entanto, apesar dos grandes shows de rap e hip hop, foi o pop que tomou conta da noite. Além do domínio da boyband One Direction, que levou três prêmios pra casa, Pink, Rihanna, Nicki Minaj, Alicia Keys e Taylor Swift representaram o gênero no palco do VMA. Destaque também para o novo queridinho do hip hop, Frank Ocean, que recentemente assumiu sua homossexualidade e na premiação levantou gritos da plateia com 'Thinking Bout You'.
Confira os horários das reprises na programação da MTV
Veja os grandes vencedores da noite abaixo:
CLIPE DO ANO
Apresentando um novo look de cabelos curtos, Rihanna levou a categoria mais importante do VMA, a de melhor clipe do último ano, com ‘We Found Love’. Foi o único troféu que a cantora faturou entre os 11 a que estava indicada . Também disputavam a categoria Drake ('Take Care' f/ Rihanna), Gotye ('Somebody That I Used to Know'), Katy Perry ('Wide Awake') e M.I.A. ('Bad Girls').
MELHOR CLIPE POP
Seguindo o caminho de seus precursors da boyband ‘N sync’, a One Direction venceu a categoria ‘Melhor Clipe Pop’ com ‘What Makes You Beautiful’, derrotando os concorrentes Justin Bieber (‘Boyfriend’), fun. – ('We Are Young' f/ Janelle Monae), Maroon 5 ('Payphone' f/ Wiz Khalifa) e Rihanna ('We Found Love').
MELHOR CLIPE FEMININO
Derrotando as amigas Katy Perry e Rihanna - que sentadas lado a lado na plateia esperavam ouvir algum de seus nomes ser anunciados como vencedor, a maluquinha Nicki Minaj levou a categoria que premia a melhor artista com o clipe lisérgico de ‘Starships’. “Não acredito que isso tá acontecendo”, disse ela ao receber o troféu. Selena Gomez e Beyoncé também estavam indicadas à categoria.
MELHOR CLIPE MASCULINO
Chris Brown chegou a dizer que nem compareceria à premiação da MTV norte-americana pra evitar boatos sobre o encontro com Rihanna. Mas o ex da cantora que abriu o VMA deu as caras e ainda levou o troféu de ‘Melhor Clipe Masculino’ com o vídeo de ‘Turn Up the Music’. Também concorriam na categoria os artistas Drake ('Take Care' f/ Rihanna), Frank Ocean  ('Swim Good'), Justin Bieber ('Boyfriend') e Usher ('Climax').
REVELAÇÃO
Como esperado, a One Direction levou a categoria que premia novos artistas no VMA. Até mesmo o The Wanted, que concorria ao mesmo troféu, já havia declarado na entrevista do tapete vermelho que a boyband britânica levaria tudo pra casa. Ainda estavam na disputa de ‘Revelação’ os nomes fun., Frank Ocean e Carly Rae Jepsen.
MELHOR CLIPE HIP HOP
A parceria de Drake com Lil Wayne em 'HYFR' foi escolhida como o melhor clipe de rap, deixando nomes de peso como Nicki Minaj e Childish Gambino e Kanye West, que concorria com duas parcerias, uma com Pusha T, Big Sean e 2 Chains (‘Mercy’), e outra com Jay-Z pelo The Throne (‘Paris’). Como todo rapper que se preze, Drake subiu ao palco acompanhado de toda sua trupe.
MELHOR CLIPE ELETRÔNICO
O primeiro ano da categoria que premia clipes da música eletrônica teve como vencedor o DJ escocês Calvin Harris, com o hit ‘Feel So Close’. Ainda disputavam o prêmio nomes de peso que bombaram no último ano, como Skrillex, com 'First of the Year (Equinox)', e Duck Sauce, com 'Big Bad Wolf'.
MELHOR CLIPE DE ROCKNa disputa para representar o rock no VMA 2012 estavam os novatos do Black Keys, o Imagine Dragons, o ex-White Stripes, Jack White e os veteranos do Linkin Park, mas foi o Coldplay com o clipe de 'Paradise' que faturou o prêmio.
MELHOR CLIPE COM MENSAGEM
Demi Lotavo foi a primeira a levar um prêmio no VMA 2012! Com a música ‘Skyscraper’ que dá a deixa sobre os problemas com as drogas, a cantora faturou a novata categoria ‘Melhor Clipe com Mensagem’, que estreou em 2011 com ‘Born This Way’, de Lady Gaga.
CLIPE MAIS 'COMPARTILHÁVEL'
Na batalha mais acirrada entre dois dos maiores grupos de fãs do mundo teen, a boyband britânica One Direction venceu a votação do vídeo ‘share-worthy’ – nova categoria que premia o ‘vídeo mais compartilhável’ - com ‘What’s Makes You Beautiful’, derrotando Justin Bieber e o clipe de ‘Boyfriend’.

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Drogas na Adolescência: O depoimento do Pai de uma dependente.

Por: Camila Moretti 

  Luiz Fernando, vice-presidente do Grupo de Apoio Familiar Amor-Exigente, contou ao Arca Universal como encarou a dependência do filho.
                     
Sou pai de quatro filhos e há uns 10 anos tive problemas com três deles usando drogas, quando tinham entre 16 e 17 anos de idade. Em um primeiro momento, eu não me incomodei muito, achei que era passageiro, um modismo, mania da turma. Mas fui percebendo que aquilo estava deteriorando relações familiares, a vida deles e que estavam com dificuldades escolares. Minhas duas filhas faziam uso recreativo e abusivo, mas não tiveram problemas. O Felipe, porém, se aprofundou demais, tornando-se um dependente químico.


Sinal que apontaram Felipe como um dependente.

As relações dele começaram a ficar cada vez mais complicadas comigo e minha esposa, uma situação de enfrentamento. Ele estava apático, só queria ficar deitado ou sair com amigos - pessoas que também faziam uso de drogas, porque aqueles que não usam acabam se afastando naturalmente. Deixou de estudar e foi pego usando drogas no clube que frequentávamos. Foi suspenso e perdeu o direito de frequentar o local.

Os primeiros passos para ajudar o Filho.

O meu primeiro passo foi procurar profissionais da área de saúde. Busquei psicólogo, terapia familiar, psiquiatra, vários caminhos, até o grupo de apoio familiar (ao qual credita boa parte da recuperação do filho). Nós não poderíamos ser injustos e dizer que foi apenas e finalmente lá que encontramos a solução, mas tudo o que eu fiz antes me levou à conclusão de que eu precisava mudar o comportamento da minha família, e isso eu consegui dentro do grupo.

O jovem precisa ter consciência de que está doente e querer se tratar.

Infelizmente o jovem só acha que precisa de tratamento quando já está no fundo do poço, teve perdas muitos grandes, foi preso ou, enfim, aconteceu alguma coisa ruim com a sua saúde. Com o Felipe também foi assim. Ele achava que usava e parava quando quisesse como a maioria deles fala para os pais. Esse reconhecimento vem depois do tratamento, durante a internação ou quando começam a frequentar os grupos de apoio. Enquanto o jovem está ‘na ativa’, não vem.




A internação.

Esse recurso é uma última cartada e tem que ser muito pensado. Eu percebo que as famílias querem logo de cara internar os seus filhos, como se quisessem se livrar do problema, e aí as coisas não dão certo, porque é necessário um tempo correto para essa internação. É preciso que antes a família faça suas modificações de comportamento, que os pais e os irmãos se reposicionem, que todos estejam conscientes e, aí sim, por último, o indivíduo vai buscar o tratamento.

A relação entre pais e filho.

Na época eu não sabia o que havia levado o meu Felipe a usar drogas. Hoje, eu vejo com clareza algumas coisas, entre elas, a falta de limites que ele encontrou dentro da família. Era uma relação um tanto quanto permissiva e eu acredito que era um pouco tumultuada no sentido de que não havia muita clareza entre a autoridade de pai e a obediência do filho. Existia um pouco de mistura, uma relação mais de amigo do que de pai e de filho. Depois da identificação da dependência e durante o tratamento, começamos a exigir mais disciplina, que ele cumprisse com os compromissos, que participasse e cooperasse mais em casa, tudo isso através de pequenas metas que o grupo foi nos indicando. A conclusão disso tudo foi que ele aceitou ser internado.

Recomeço.

Eu considero a recuperação do meu filho uma história de sucesso. Apesar de sabermos que a dependência química é uma doença e que ele precisa estar sempre sóbrio, limpo, sem o uso de drogas.
Logo após a internação, o Felipe saiu e recomeçou a vida. Em um primeiro momento, como recomendado pelo grupo de apoio, buscou trabalho. Depois de um tempo voltou a fazer faculdade e a pagava com o próprio salário. Antes não era assim, eu pagava o curso dele. Na faculdade ele conheceu sua esposa, casou há dois anos e hoje, com 27 anos de idade, é uma pessoa bem posicionada socialmente, tem amigos, boas relações comigo e com o restante da família. Eu acho que a família precisa estar muito próxima do dependente químico, porém, ela precisa estar bem orientada. Se não souber como lidar com a situação, acaba prejudicando, porque tem um grande peso na vida das pessoas.




Origens do rock

           









  





Este gênero musical de grande sucesso surgiu nos Estados Unidos nos anos 50 (década de 1950).. Inovador e diferente de tudo que já tinha ocorrido na música, o rock unia um ritmo rápido com pitadas de música negra do sul dos EUA e o country. Uma das características mais importantes do rock era o acompanhamento de guitarra elétrica, bateria e baixo. Com letras simples e um ritmo dançante, caiu rapidamente no gosto popular. Apareceu pela primeira vez  num programa de rádio no estado de Ohio (EUA), no ano de 1951.
A rock na década de 1950 : primeiros passos
É a fase inicial deste estilo, ganhando a simpatia dos jovens que se identificavam com o estilo rebelde dos cantores e bandas. Surge nos EUA e espalha-se pelo mundo em pouco tempo. No ano de 1954, Bill Haley lança o grande sucesso Shake, Rattle and Roll. No ano seguinte, surge no cenário musical o rei do rock Elvis Presley. Unindo diversos ritmos como a country music e o rhythm & blues. O roqueiro de maior sucesso até então, Elvis Presley lançaria o disco, em 1956, Heartbreaker Hotel, atingindo vendas extraordinárias. Nesta década, outros roqueiros fizeram sucesso como, por exemplo, Chuck Berry e Little Richard.
O rock nos anos 60: rebeldia e transgressão
Esta fase marca a entrada no mundo do rock da banda de maior sucesso de todos os tempo : The Beatles. Os quatro jovens de Liverpool estouram nas paradas da Europa e Estados Unidos, em 1962, com a música Love me do. Os Beatles ganham o mundo e o sucesso aumentava a cada ano desta década.
A década de 1960 ficou conhecida como Anos Rebeldes, graças aos grandes movimentos pacifistas e manifestações contra a Guerra do Vietnã. O rock ganha um caráter político de contestação nas letras de Bob Dylan. Outro grupo inglês começa a fazer grande sucesso : The Rolling Stones.
No final da década, em 1969, o Festival de Woodstock torna-se o símbolo deste período. Sob o lema "paz e amor", meio milhão de jovens comparecem no concerto que contou com a presença de Jimi Hendrix e Janis Joplin.
Bandas de rock que fizeram sucesso nesta época : The Mamas & The Papas, Animals, The Who, Jefferson Airplane, Pink Floyd, The Beatles, Rolling Stones, The Doors.
O rock nos anos 70 : disco music, pop rock e punk rock
Nesta época o rock ganha uma cara mais popular com a massificação da música e o surgimento do videoclipe. Surge também uma batida mais forte e pesada no cenário do rock. É a vez do heavy metal de bandas como Led Zeppelin, Black Sabbath e Deep Purple. Por outro lado, surge uma batida dançante que toma conta das pistas de dança do mundo todo. A dance music desponta com os sucessos de Frank Zappa, Creedence Clearwater, Capitain Beefheart, Neil Young, Elton John, Brian Ferry e David Bowie.
Bandas de rock com shows grandiosos aparecem nesta época : Pink Floyd Genesis, Queen e Yes.
Anos 80 : um pouco de tudo no rock
A década de 1980 foi marcada pela convivência de vários estilos de rock. O new wave faz sucesso no ritmo dançante das seguintes bandas: Talking Heads, The Clash, The Smith, The Police.
Surge em Nova York uma emissora de TV dedicada à música e que impulsiona ainda mais o rock. Esta emissora é a MTV, dedicada a mostrar videoclipes de bandas e cantores.
Começa a fazer sucesso a banda de rock irlandesa chamada U2 com letras de protesto e com forte caráter político. Seguindo um estilo pop e dançante, aparecem Michael Jackson e Madonna.
Anos 90 : década de fusões e experimentações
Esta década foi marcada por fusões de ritmos diferentes e do sucesso, em nível mundial, do rap e do reggae. Bandas como Red Hot Chili Peppers e Faith no More fundem o heavy metal e o funk, ganhando o gosto dos roqueiros e fazendo grande sucesso.
Surge o movimento grunge em Seattle, na California. O grupo Nirvana, liderado por Kurt Cobain, é o maior representante deste novo estilo. R.E.M., Soundgarden, Pearl Jam e Alice In Chains também fazem sucesso no cenário grunge deste período.
O rock britânico ganha novas bandas como, por exemplo, Oasis, Green Day e Supergrass.
O Rock no Brasil
O primeiro sucesso no cenário do rock brasileiro apareceu na voz de uma cantora. Celly Campello estourou nas rádios com os sucessos Banho de Lua e Estúpido Cupido, no começo da década de 1960. Em meados desta década, surge a Jovem Guarda com cantores como, por exemplo, Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Wanderléa. Com letras românticas e ritmo acelerado, começa fazer sucesso entre os jovens.
Na década de 1970, surge Raul Seixas e o grupo Secos e Molhados. Na década seguinte, com temas mais urbanos e falando da vida cotidiana, surgem bandas como: Ultraje a Rigor, Legião Urbana, Titãs, Barão Vermelho, Kid Abelha, Engenheiros do Hawaii, Blitz e Os Paralamas do Sucesso.
Na década de 1990, fazem sucesso no cenário do rock nacional : Raimundos, Charlie Brown Jr., Jota Quest, Pato Fu, Skank entre outros.

( JR )

Musica do Momento : Vagalumes - Pollo


                     
                                         Por : Larissa C.
            Vou caçar mais de um milhão de vagalumes por ai ,
                            pra te ver sorrir eu posso colorir o céu de outra cor ♪
 Quem é que nunca ouviu essas frases ? Pois elas são da nova musica do Pollo ft IVO MOZART , Vagalumes. Virou mania entre jovens e adolescentes , se você nunca ouviu , escute e entre nesse mania !