sábado, 8 de setembro de 2012

Música : qual é seu estilo?



                          Por : Franciele MF
 Todos, ou quase todos nós temos presente diariamente música. Quer quando nos levantamos com o despertador, quer ligamos a televisão, quer quando vamos para a escola, quando estamos na escola, ouvindo-a sozinhos ou acompanhados. Ela por vezes influencia desde logo como irá decorrer o nosso dia, o nosso estado emocional.Ter-se-á em conta, cada vez mais, o efeito da Música, de cada tipo de musicalidade, de cada obra musical nas pessoas que a ouvem, e maior cuidado será posto na sua produção e na escolha da sua audição para cada um e para cada situação ou estado físico ou psíquico. Conforme a qualidade, intensidade, ritmo e frequência dos estímulos sonoros, a música tanto pode induzir efeitos edificantes e positivos como desestruturantes e negativos no ser humano . Quaisquer que sejam as circunstâncias e influências em que a música germina, sabemos há muito que ela provoca uma força poderosa, capaz de alterar a nossa percepção e cognição. Sabemos igualmente que alguns tipos de música ajudam a descontrair, acalmar ou dispor bem. E que músicas com um ritmo muito forte, ainda que sejam estimulantes, podem ter um efeito (no mínimo) dispersivo no sistema nervoso, dificultando a concentração ou descontracção.
Um adolescente precisa de se sentir ligado a si, a algo e alguém e, por vezes, a música faz com que consiga reflectir, sonhar, vivenciar, imaginar ou exprimir o que sente para comunicar e partilhar o que sente e pensa.
Actualmente, os adolescentes gostam de vários tipos ou estilos musicais, entre os estilos actuais mais comuns encontramos: o rock, hard rock, heavy metal, black metal, grunge, alternative rock, new metal (ou nu metal), punk, pop, pop/rock, trip-hop, hip-hop, etc. Os estilos musicais tendem a esbater-se e muitos dos gostos revelados pelos jovens são transitórios, enquanto que outros são convictos e permanecem no tempo.
 As raparigas, mais do que os rapazes, relevam a música como divertimento e prazer mas, também, como apreensão, fonte de relações afectivas e convivência.
As preferências musicais mais consensuais dos adolescentes são o rock/grunge, o punk/rock e o pop/rock. Enquanto que quem aprecia pop e trip-hop aprecia também outros estilos, quem gosta sobretudo de música mais pesada, (new)metal p.e., não ouve pop e só gosta de estilos associados a tensão, contestação, visão dura da realidade ou discursos ideológicos (como o rock punk ou grunge). Em geral os rapazes gostam mais de música pesada do que as raparigas; estas (tal como quem nunca pensou em suicídio) preferem ouvir música mais leve, alegre, romântica ou dançável, estilo pop/hip-hop, preferências que se associam a uma (diminuição de comportamentos de risco e uma) visão mais positiva da vida. O gosto muito acentuado por “estilos pesados”, em particular entre os rapazes mais novos, é o que mais se liga a uma visão menos positiva da vida.
 Num estudo recente verificou-se entre jovens portugueses dos 15 aos 29 anos, que apenas 1,1% diz nunca ouvir música! Perto de 50% prefere ouvir música agradável, alegre, divertida ou que descontraia; ao chegar a casa, 80% ouvem música e 70% estudam ou trabalham ao som da música. Um outro estudo revelou que 92,3% dos jovens ouve música todos os dias, tendo por hábito pôr a música a tocar em casa mas apenas cerca de 5% estão única e exclusivamente concentrados na música; para mais de 20% dos jovens inquiridos, a música é uma componente importante na sua formação como pessoa, sendo que 42% a associam a distracção e a prazer, e 22% dizem não poder viver sem ela; para 54% desses jovens, a música influencia a sua personalidade, enquanto quase 91% relevou a influência da mesma no seu estado de espírito (ou temperamento), quase 46% nos seus comportamentos, 53% nas atitudes, e cerca de 27% no seu aspecto visual.
Agora é contigo, escolhe o teu estilo musical e curte o que podes usufruir não só da simples palavra "música" mas de tudo o que ela significa (:



Um comentário:

  1. Pessoal indiquem o blog sobre música do 9º D, nesse blog é tratado todos os estilos de música.

    Bjs

    Carol

    ResponderExcluir